Summary: Com a crescente inovação tecnológica, as Tecnologias de Informação (TIs) acabaram por se entremear no ensino acadêmico, modificando o perfil docente demandado para o processo de ensino\aprendizagem. O trabalho tem como finalidade analisar o uso do computador e suas ferramentas pelos professores do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo no processo ensino\aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo seccional com abordagem quanti\qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário validado contendo perguntas fechadas e abertas. A coleta destes dados foi efetuada durante a 3ª Semana Pedagógica do Curso de Odontologia que ocorreu em agosto de 2008. A amostra foi intencional totalizando 53 dos 64 professores do curso de Odontologia. A avaliação qualitativa seguiu os princípios da análise de conteúdo de Bardin. Nota-se que 100% (n=53) possuem a ferramenta computador e que 96,22% (n=51) a utiliza para atividades de docência. A amostra caracterizou-se em dois grandes grupos: indispensável para o processo ensino\aprendizagem e desnecessário para o processo ensino/aprendizagem.

Starting date: 2009-08-05
Deadline (months): 15

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Maria José Gomes
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900