Summary: Após a aprovação do projeto no Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA), sob protocolo nº 025/2012, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (CCS/UFES), serão utilizados 35 incisivos centrais inferiores hígidos e erupcionados, extraídos em abatedouro, e acondicionados em recipiente plástico contendo solução de timol 1% e mantidos sob refrigeração. Os dentes serão limpos e sua coroa (face vestibular) será fragementada e os fragmentos estabilizados em placa de acrílico para planificação da superfície vestibular (em politriz utilizando-se lixas da Norton em ordem decrescente pelo tamanho do grão, em micrometros: #400 (23,6μm), #600 (16 μm), #800 (14 μm) e #1200 (12,5μm), em alta rotação, durante 40 segundos por lixa, exceto a lixa #400, que foi utilizada durante o tempo necessário para planificar a superfície vestibular, preservando-se o esmalte sem expor dentina.
Após o início do experimento, as amostras serão armazenadas em água deionizada. O pH da solução de armazenamento será mensurado diariamente, e para isso será utilizado o aparelho pHmetro. Os espécimes serão então divididos, aleatoriamente, em 7 subgrupos (n = 5). Grupo 1: sem tratamento clareador (controle): o grupo controle será mantido integralmente em saliva artificial durante todo o período do experimento, exceto quando for submetido ao teste de rugosidade. Grupo 2: sem tratamento clareador e sem polimento, com aplicação tópica de flúor (Fluortop Gel neutro cristal 2%); Grupo 3: sem tratamento clareador, sem aplicação tópica de flúor, com polimento com pasta diamantada (Diamond Excel, FGM) e disco de feltro (Diamond). Grupo 4: clareamento com peróxido de hidrogênio 35% (Whiteness HP 35%, FGM), sem polimento e sem aplicação tópica de flúor. Grupo 5: clareamento com peróxido de hidrogênio 35%, sem polimento e com aplicação tópica de flúor. Grupo 6: clareamento com peróxido de hidrogênio 35% com polimento com pasta diamantada e disco de feltro e com aplicação tópica de flúor; Grupo 7: clareamento com peróxido de hidrogênio 35%, com polimento com pasta diamantada e disco de feltro e sem aplicação tópica flúor.
A determinação da rugosidade inicial e final será realizada pelo perfilômetro digital 3D. Os dados serão submetidos à análise estatística.

Starting date: 2012-04-04
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Flávia Bittencourt Pazinatto
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105