Summary: A criação do Sistema Único de Saúde ampliou o acesso dos usuários nas diversas áreas da saúde. Embora tardia, a Odontologia também foi inserida como um serviço disponível para a população brasileira. A partir da inserção do cirurgião-dentista nos serviços públicos percebeu-se uma grande problemática entre os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica e a diferença de perfil do usuário, que incluem as demandas individuais e socioeconômicas e os determinantes de saúde em que os sujeitos estão inseridos. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos profissionais, dentre eles cirurgiões-dentistas, diretores de unidades de saúde, técnico da Escola Técnica do SUS e da área técnica saúde bucal sobre a integração ensino-serviço na rede municipal de Vitória-ES. Será realizado um estudo qualitativo através de roteiros-guias. A análise de conteúdo seguirá o método proposto por Bardin, através de um conjunto técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Espera-se que os profissionais do serviço público enxerguem como positivo e necessário o estreitamento das relações entre o ensino e a troca de experiências entre os acadêmicos de Odontologia e os cirurgiões-dentistas que trabalham no sistema único de saúde.

Starting date: 2013-02-01
Deadline (months): 24

Participants:

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Student Master * Jêusa Maria Faé
Researcher * Raquel Baroni de Carvalho
Coordinator * Karina Tonini dos Santos Pacheco
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