Epidemiologia, promoção de saúde bucal e ensino odontológico

Projetos incluídos na linha de pesquisa "Epidemiologia, promoção de saúde bucal e ensino odontológico"

Condições de saúde bucal e qualidade de vida

Responsável: Profa. Maria Helena Monteiro de Barros Miotto

A Epidemiologia das doenças bucais estuda o processo saúde/doença em indivíduos e na população; analisa a sua distribuição individual e populacional, os fatores causais das enfermidades, os danos à saúde e eventos associados. Os estudos incluídos neste projeto visam analisar a distribuição das frequências e os fatores determinantes dos problemas de saúde bucal – cárie dentária, doença periodontal, traumatismo, maloclusão, câncer bucal na criança, adolescentes, adultos e idosos. Ainda, avaliar a qualidade de vida e as possíveis associações com os problemas bucais, necessidade de próteses, utilização de serviços odontológicos e variáveis sociodemográficas.

Educação e Prevenção em Saúde Bucal

Responsável: Profa. Karina Tonini dos Santos Pacheco

A educação e a prevenção em saúde bucal desempenham papel relevante na promoção de saúde bucal. Dentre as medidas de prevenção em saúde bucal, encontra-se a adição de flúor às águas de abastecimento público. Em concentrações ideais, o flúor consiste em uma medida comprovadamente segura e eficaz no combate à cárie dentária. Todavia, para que se garanta o efeito desejado, sem trazer riscos à população, é imprescindível que haja, por parte dos municípios, o monitoramento dos teores de fluoreto. Os estudos incluídos neste projeto se propõem a: 1) estudar e avaliar métodos de educação em saúde bucal e de prevenção das doenças bucais e das doenças com manifestações bucais nos diferentes ciclos de vida; 2) analisar as percepções sociais sobre processo saúde-doença e o conhecimento dos profissionais e estudantes de Odontologia sobre a temática; 3) analisar as ações de Vigilância da fluoretação das águas de abastecimento público no Espírito Santo.

Ensino Odontológico

Responsável: Profa Luciana Faria Sanglard

Aprender é uma atividade de descoberta por meio da autoaprendizagem, pelas disposições internas e interesses do aluno, sendo o ambiente apenas o meio estimulador. Incorporar à atividade do aluno o que o faça construir por si, seu conhecimento, comporá sua estrutura cognitiva, e poderá ser empregado em situações futuras, na teoria e na prática clínica. Ter no ambiente o meio estimulador adequado possibilita que o objetivo da aprendizagem possa ser alcançado com maior êxito. Para conhecer o ambiente, é necessário analisá-lo em detalhes. Frente a este desafio, este projeto, que pretende ser berço de vários subprojetos, justifica-se pela importância de reavaliações, análises pontuais ou abrangentes, sobre os assuntos relacionados ao ensino-aprendizagem da Odontologia e em especial da Prática Baseada em Evidências, fundamento que deve ser alicerce da prática odontológica. O conhecimento do ambiente e do cenário pedagógico pelos docentes e por meio deles, suas vivências e experiências, podem antecipar movimentos facilitadores da aprendizagem, implementação de novos conteúdos, adequação de outros, estruturação de estratégias que antecipem as avaliações nacionais subsequentes e possam deste modo, melhorar o desempenho do Curso. E para além das avaliações, possibilitar o reconhecimento de novas abordagens, que de fato, se farão necessárias frente às novas gerações, imersas na era digital e na inteligência artificial. O presente projeto tem por objetivos incluir estudos que abordem o ensino odontológico e aspectos a ele relacionados, quais sejam: 1) currículo, estratégias pedagógicas e corpo docente; 2) aprendizagem, competências e habilidades, conhecimento percebido e real dos alunos, perfil do egresso; 3) desenvolvimento e/ou validação de instrumentos, de ensino e/ou avaliação da aprendizagem, para estudantes brasileiros de odontologia; 4) análises bibliométricas, e por revisões sistemáticas de literatura, para analisar o conhecimento produzido por pesquisadores, docentes e alunos; 5) gestão e instalações das instituições.

Estudo de casos em Odontologia

Responsável: Profa. Danielle Resende Camisasca Barroso

O aprendizado por meio de estudo de caso, seja sob a forma de relato de caso ou série de casos, é uma ferramenta clássica utilizada nos cursos da área de saúde e que apresenta em sua essência, um engajamento ativo do estudante, que abandona a sua postura passiva adquirida no ensino tradicional. Dessa forma, o estudante se engaja nessa forma de pesquisa que tem resultados rápidos, por procedimento empírico e de consulta à literatura existente, sendo marcante a oportunidade de acompanhar e/ou relatar o caso vivenciado. Durante o curso de Odontologia, integrado ao PPGCO/UFES, os alunos têm a oportunidade de acompanhar diversos casos pertinentes a sua área de atuação e/ou área de pesquisa e que são passíveis de divulgação científica. Os estudos incluídos neste projeto se destinam a estimular a aquisição de conhecimento através do estudo de casos clínicos raros e interessantes, bem como avaliar esse método de ensino-aprendizagem.