Estudo Comparativo In Vitro do Preparo do Canal Radicular Com Instrumentos Protaper® Acionados Manualmente e Movidos a Motor Empregando a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico Cone Beam

Nome: Nevelton Heringer
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/08/2009
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rosana de Souza Pereira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Francisco Carlos Ribeiro Examinador Interno
Rivail Antonio Sergio Fidel Examinador Externo
Rosana de Souza Pereira Orientador

Resumo: A realização deste trabalho teve como objetivo avaliar in vitro, valendo-se da tomografia computadorizada de feixe cônico cone beam, a ação dos instrumentos endodônticos ProTaper® NiTi acionados manualmente e movidos a motor com rotação contínua, no segmento apical, a três milímetros da superfície externa do ápice radicular da raiz mesiovestibular de molares superiores humanos. Para tal, foram utilizados 20 dentes, divididos, aleatoriamente, em dois grupos. No grupo I foram utilizados 10 canais mesiovestibulares empregando-se os instrumentos acionados manualmente. No grupo II foram utilizados 10 canais mesiovestibulares instrumentados com os instrumentos movidos a motor com rotação contínua, valendo-se do motor elétrico X-Smart™ com velocidade de 250rpm aplicando a cada instrumento o torque N.cm determinado pelo fabricante. Os dentes foram numerados, fixados pelas coroas em suporte próprio para manutenção da posição quando da submissão à radiação de feixe cônico pelo tomógrafo i-CAT antes e depois do preparo. O desgaste foi avaliado comparando a espessura dentinária, antes e depois do preparo medida através da distância entre a parede do canal radicular e a superfície externa da raiz, nas faces vestibular, palatina, mesial e distal, no segmento apical supracitado, usando a régua de medida do software Gimp 2.6.6. De acordo com os resultados obtidos, o desgaste produzido com a técnica manual (Grupo I) foi menor, comparativamente à técnica de rotação contínua (Grupo II), embora sem significância estatística, no entanto, os instrumentos ProTaper® NiTi de uso manual apresentaram um desgaste maior para o lado vestibular, estatisticamente significante (p<0,05),quando comparados com os movidos a motor. Concluiu-se, portanto, que os instrumentos endodônticos ProTaper® NiTi usados em rotação contínua mostraram-se mais eficazes e prepararam o canal de forma mais centralizada que os manuais e que, estes últimos, foram estatisticamente (p<0,05) menos seguros que os primeiros com relação ao deslocamento apical. A tomografia computadorizada de feixe cônico cone beam, mostrou-se uma ferramenta promissora como recurso metodológico para se analisar o preparo do canal radicular, embora careça de mais estudos e aprimoramento no seu manuseio para este fim.

Palavras-chave: endodontia, preparo do canal radicular, tratamento do canal radicular, tomografia computadorizada de feixe cônico.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105