Conhecimento Sobre Espaço Biológico Periodontal no Âmbito Acadêmico: um Estudo Com Graduandos de Odontologia no Espírito Santo

Nome: Karol Loureiro Cuzzuol da Rosa Takasaki
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa Co-orientador
Fabrícia Ferreira Suaid Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa Examinador Interno
Euloir Passanezi Examinador Externo
Fabrícia Ferreira Suaid Orientador

Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o grau de conhecimento dos graduandos, que passaram pela disciplina de Periodontia de Faculdades de Odontologia no Estado do Espírito Santo, sobre o Espaço Biológico Periodontal (EBP) e as consequências clínicas da sua violação durante o tratamento restaurador. A amostra foi composta por 317 acadêmicos, sendo separados em dois grupos: Grupo Intermediário - alunos do 3o e 4o ano e Grupo Final - alunos do 5o ano. A pesquisa foi de caráter analítico e desenho transversal. Para a coleta de dados foram usados dois questionários auto-aplicados (Clínico e Teórico), contendo questões objetivas sobre dois diferentes tópicos: diagnóstico e tratamento da violação do EBP, além de uma questão que abordava a área de interesse do aluno em sua vida profissional. O Grupo Final apresentou melhores resultados comparado ao Grupo Intermediário atingindo um percentual médio de acertos total de 57,9%. Correlacionando os dois questionários conforme o assunto (diagnóstico e tratamento) foi observado que 6% associaram a prática com a teoria no diagnóstico de invasão do EBP, enquanto 7,6% fizeram o mesmo a respeito do seu tratamento. Ao relacionar a área de interesse futura do aluno com o total de acertos, houve diferença estatisticamente significante com pior resultado para aqueles que escolheram as áreas não relacionadas diretamente à clínica geral (3,47 ± 1,31) comparados aos que optaram por esta área (4,14 ± 1,68) (p=0,03). Estes resultados sugerem que, embora os alunos do Grupo Final tenham demonstrado maior número de acertos, a média destes foi inferior ao adequado, tendo um pior resultado aqueles que estavam cursando a graduação focados na especialidade que pretendiam cursar futuramente. Portanto, maior ênfase deve ser dada ao EBP pelos alunos durante a graduação, uma vez que é considerado um tópico básico e extremamente importante para o futuro da prática clínica diária.

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