Análise do fluxo salivar, ph, capacidade tampão e concentrações de íons cálcio, fosfato inorgânico e flúor presentes na saliva de mulheres durante a gestação e após o parto

Resumo: A saliva é um material de pesquisa amplamente estudada em virtude da sua importância na manutenção da saúde bucal. Ela desempenha diversas funções tanto pela sua característica fluida como pelos seus componentes específicos (PEDERSEN, 2002).

Entre as funções da saliva podemos destacar: digestão de carboidratos; lubrificação dos tecidos duros e moles da cavidade oral, facilitando a mastigação, a formação do bolo alimentar e a deglutição; diluição das substâncias introduzidas na boca e subseqüente remoção; neutralização e tamponamento dos ácidos dos alimentos ou produzidos pelo biofilme; saturação de íons cálcio e fosfato inorgânico em relação ao dente o que possibilita interferir no processo de desmineralização e remineralização dos dentes; e efeito antibacteriano. A saliva atua ainda na formação da película adquirida através da adsorção de glicoproteínas salivares sobre os dentes. A película protege os dentes da agressão química e mecânica, entretanto funciona também como substrato para a colonização bacteriana (MANDEL, 1987; EDGAR, 1992).

O fluxo salivar e a composição da saliva podem variar devido a influência de diversos fatores como sexo, idade, ritmo circadiano e circanual, estado emocional, doenças agudas, disfunção mastigatória, grau de hidratação do corpo, posição do corpo, dieta, má nutrição, ação de drogas, radioterapia, estímulo mecânico, gustatório e psicológico e duração do estímulo (BIRKHED; HEINTZE, 1989).

A saliva é um produto da secreção das glândulas salivares maiores (parótidas, submandibulares e sublinguais), das glândulas salivares menores e do fluido crevicular gengival. É composta, principalmente, por água (99%), matéria orgânica e inorgânica, além de conter bactérias, células epiteliais descamadas e resíduos alimentares (EDGAR, 1992).
Influências hormonais podem alterar a composição da saliva (EDGAR, 1992). Durante o ciclo menstrual e na gravidez a composição da saliva pode alterar, possivelmente, em resposta às variações do nível de hormônios femininos circulantes no sangue (CHOE; KHAN-DAWOOD; DAWOOD, 1983 appud LAINE, 1988).

A maior mudança fisiológica e hormonal que ocorre na vida da mulher é durante a gravidez. Mudanças na fisiologia gengival e na composição salivar que ocorrem durante a gravidez podem ter efeitos adversos na saúde oral, não apenas na gengiva, como também no dente (LAINE, 2002).

A maior mudança que ocorre na saliva durante a gravidez é a diminuição do pH e da capacidade tampão, e quando associados com o aumento do nível de bactéria cariogênica, pode ter efeitos adversos na saúde oral tanto para a mãe como, posteriormente, para o bebê (LAINE, 2002).

Data de início: 2008-03-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Carolini Contreiro Azevedo
Colaborador ANTONIO AUGUSTO GOMES
Coordenador Ana Maria Martins Gomes
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105