LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA PREVALÊNCIA DE LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS EM PACIENTES ADULTOS QUE PROCURAM O SERVIÇO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo: A procura por tratamento dentário nos serviços públicos e privados é em sua maioria devido a dor dentária. No entanto não está bem claro o percentual de pacientes que procuram este tipo de serviço devido a hipersensibilidade causada por lesões cervicais não cariosas.
O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento epidemiológico da prevalência de lesões não cariosas dos pacientes que procuram atendimento no serviço de saúde odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo com a identificação dos possíveis fatores causais gerais e locais. Além disso identificar a sua associação com a dor e com o motivo da procura pelo tratamento. Aliado a isto, objetiva estabelecer parâmetros para definir a necessidade de intervenção restauradora para este tipo de lesão.
Os dados obtidos através do presente projeto trarão como benefícios o favorecimento do correto diagnóstico destes tipos de lesão, possibilitando a instalação de políticas preventivas e restauradoras efetivas evitando que o insucesso do tratamento exija o retorno do paciente para a resolução do seu problema. Assim, poderão ser efetivadas medidas políticas para dotar o serviço público e privado de técnicas para que a resolução e/ou controle de tais lesões seja efetivo, evitando repetições de tratamentos, aparecimento de novas lesões e conseqüente economia para o poder público.

Data de início: 2011-03-07
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Christina Oliveira de Castro
Coordenador Anuar Antonio Xible
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900