Detecção e quantificação de microorganismos pelo método convencional e molecular

Resumo: Atualmente, baseado no conhecimento da importância das bactérias na etiologia das doenças periapicais, todas as etapas do tratamento endodôntico são direcionadas com o intuito de alcançar a máxima redução da cadeia asséptica em casos não infectados.
A etapa do tratamento endodôntico que visa limpar e modelar o canal radicular por meio do emprego de instrumentos endodônticos e de soluções químicas auxiliares é denominada de preparo químico mecânico (LOPES; SIQUEIRA, 2004). O resultado final do preparo químico mecânico decorre da interação dos instrumentos com as substâncias químicas irrigadoras que se interdependem.
Vários autores têm associado o Enterococcus faecalis como a espécie microbiana mais frequentemente isolada em dentes que falharam após terapia endodôntica convencional (MOLANDER et al., 1998; PECIULIENE et al., 2000; HANCOCK et al., 2001; SUNDQVIST et al., 2002; STUART et al., 2006), sendo considerado extremamente resistente a vários medicamentos (HANCOCK et al., 2001; EVANS et al., 2002; STUART et al., 2006).
A infecção microbiana persistente na porção apical do sistema de canais radiculares é a causa principal de falhas endodônticas tanto em canais pobremente tratados quanto em casos tratados adequadamente (HANCOCK et al., 2001; NAIR, 2007). Pressupõe-se que essas falhas ocorram devido à complexidade anatômica do sistema dos canais radiculares com regiões que não podem ser debridadas e obturadas com os instrumentos, materiais e técnicas existentes.
O sistema de canais radiculares por apresentar uma morfologia própria, impede a atuação dos instrumentos endodônticos em suas ramificações e, por conter em sua intimidade canalículos dentinários dificulta o saneamento do mesmo, pelos agentes antimicrobianos (TOMAZINHO; CAMPOS, 2006).
Justifica se a importância deste trabalho, na evidenciação de possíveis soluções para se manter a sanificação obtida durante o tratamento de canal, bem como a manutenção da função dental, proposta da terapêutica endodôntica, inserida nas ciências da saúde como mais instrumento na promoção de saúde e qualidade de vida desta comunidade. O sistema de canais radiculares por apresentar uma morfologia própria, impede a atuação dos instrumentos endodônticos em suas ramificações e, por conter em sua intimidade canalículos dentinários dificulta o saneamento do mesmo pelos agentes antimicrobianos. Assim, muitos destes agentes com eficácia comprovada sobre os patógenos comumente encontrados nesse sistema (TOMAZINHO; CAMPOS, 2006) não demonstram sua efetividdade in locu. Muitas das vezes, observa-se uma sanificação imediata e posteriormente é constatada a recontaminação.

Data de início: 2010-10-14
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Flavia de Fatima Zanon Oliveira Có
Coordenador Rosana de Souza Pereira
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105