Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Clinica Odontológica (PPGCO) da Ufes

  • Pesquisar os aspectos morfológicos, biológicos, microbiológicos, imunológicos, patológicos, histológicos, microscópicos, radiográficos e clínicos do órgão dental e de suas estruturas de suporte e proteção, bem como todo sistema estomatognático. E estudar a inter-relação entre este e a condição sistêmica do individuo.

  • Pesquisar o processo saúde/doença, buscando revelar seus aspectos descritivos, etiológicos, morfológicos, e funcionais, identificando os fatores condicionantes (socioeconômicos, comportamentais e ambientais) das principais doenças bucais.

  • Pesquisar os materiais de uso odontológico, suas características, técnicas de utilização, bem como seu comportamento.

  • Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos métodos de diagnóstico utilizados nas diversas especialidades odontológicas, e às inter-relações odontológicas com desordens sistêmicas. Abrange, ainda, o aprimoramento de biomateriais e terapias que auxiliem no tratamento odontológico, no reparo e na regeneração dos tecidos, visando contribuir para a reabilitação funcional e estética dos pacientes.

  • Esta linha de pesquisa compreende o estudo da etiologia, patogênese, aspectos morfológicos, fatores de risco e prognóstico das doenças da boca, com ênfase nas desordens com potencial de malignização, câncer de boca, cistos e tumores odontogênicos e não-odontogênicos, infecções fúngicas e desordens temporomandibulares.

  • Esta linha de pesquisa visa estudar as medidas de promoção de saúde e prevenção dos principais agravos em saúde bucal, bem como a distribuição, ocorrência e fatores associados dessas doenças na população. Compreende, ainda, estudos relacionados aos processos e métodos de ensino-aprendizagem-avaliação, desenvolvidos em âmbito acadêmico e nos serviços de saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da UFES promove a pós-graduação em nível stricto sensu na área de Odontologia, por meio da realização de pesquisas nas áreas básicas e clínicas. Desde a sua criação em 2006, o programa vem oferecendo um curso de Mestrado Profissional e agora, em 2020, passará a ofertar um curso de Mestrado Acadêmico.

ATENÇÃO - Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Proficiência em Língua Inglesa: O Edital de Seleção de Alunos a ser publicado NÃO contemplará prova de língua inglesa. Os candidatos deverão apresentar comprovação de proficiência em língua inglesa emitida pelo Núcleo de Línguas da UFES ou do teste TOELF (Test of English as a Foreign Language) na versão IPT (Institutional Testing Program).
De 09/03/2020 a 19/03/2020 serão abertas as inscrições para o Exames de Proficiência em Língua Estrangeira do Núcleo de Línguas 2020. O cronograma encontra-se disponível aqui.

ATENÇÃO: Considerando o Ofício CAPES nº 02/2020, vimos informar que está CANCELADO o Edital PPGCO 01/2019 para seleção de alunos regulares para o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas, pois estamos aguardando a Portaria de Autorização e Reconhecimento do curso homologada pelo MEC. Um novo Edital deverá ser publicado ao longo do ano e amplamente divulgado.

Encontram-se, abaixo, algumas informações relevantes sobre o novo curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas.

Objetivo do curso: Formar mestres com sólida formação teórica, didática e técnica, que contemple as diversas áreas das Ciências Odontológicas, para atuar como professor de graduação nas Instituições de Ensino Superior, com espírito crítico e reflexivo. O curso busca integrar os conhecimentos da Odontologia para aprimorar a formação acadêmica de seus alunos, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa que originem novos conhecimentos, tecnologias e processos que permitam melhorar a assistência e as políticas de promoção de saúde.

Público alvo: Cirurgiões-dentistas que almejem seguir a carreira acadêmica e possuam disponibilidade para dedicação integral ao curso de Mestrado.

Área de concentração: Ciências Odontológicas

Linhas de pesquisa:

Epidemiologia, promoção de saúde bucal e ensino odontológico
Descrição: Esta linha de pesquisa visa estudar as medidas de promoção de saúde e prevenção dos principais agravos em saúde bucal, bem como a distribuição, ocorrência e fatores associados dessas doenças na população. Compreende, ainda, estudos relacionados aos processos e métodos de ensino-aprendizagem-avaliação, desenvolvidos em âmbito acadêmico e nos serviços de saúde.

Etiopatogênese das doenças da boca
Descrição: Esta linha de pesquisa compreende o estudo da etiologia, patogênese, aspectos morfológicos, fatores de risco e prognóstico das doenças da boca, com ênfase nas desordens com potencial de malignização, câncer de boca, cistos e tumores odontogênicos e não-odontogênicos, infecções fúngicas e desordens temporomandibulares.

Métodos de diagnóstico e tratamento das alterações odontológicas
Descrição: Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos métodos de diagnóstico utilizados nas diversas especialidades odontológicas, e às inter-relações odontológicas com desordens sistêmicas. Abrange, ainda, o aprimoramento de biomateriais e terapias que auxiliem no tratamento odontológico, no reparo e na regeneração dos tecidos, visando contribuir para a reabilitação funcional e estética dos pacientes.

Disciplinas:

Obrigatórias: Noções de Bioestatística; Fundamentos e metodologia de pesquisa; Metodologia do ensino superior em saúde; Ética e bioética; Noções de gestão e empreendedorismo; Redação científica; Práticas em extensão universitária I; Estágio em docência I; Dissertação.

Optativas: Créditos especiais; Educação interprofissional; Epidemiologia; Estágio em docência II; Introdução em Telessaúde e Teleodontologia; Práticas em extensão universitária II; Processo de diagnóstico integrado em Odontologia; Oncologia clínica e experimental; Técnicas de pesquisa em microscopia; Interdisciplinaridade em Clínica Odontológica.

Perfil do egresso: O mestre em Ciências Odontológicas será um profissional apto a conduzir o processo ensino-aprendizagem em cursos de graduação de forma didática e sistematizada, promovendo a formação de recursos humanos bem qualificados técnica e cientificamente. Poderá contribuir na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em equipe, concebendo a pesquisa científica como integrante do processo de aquisição e difusão de saberes. Em seu exercício profissional, promoverá inovações por meio do desenvolvimento de conceitos, produtos e processos que visem melhorar o cuidado e as políticas de promoção de saúde, integrando os conhecimentos das áreas básicas e clínicas da Odontologia.

Corpo docente:

DANIELA NASCIMENTO SILVA - Permanente Lattes
DANIELLE RESENDE CAMISASCA BARROSO - Permanente Lattes
ELIZABETH PIMENTEL ROSETTI - Permanente Lattes
KARINA TONINI DOS SANTOS PACHECO - Permanente Lattes
LETICIA NOGUEIRA DA GAMA DE SOUZA - Permanente Lattes
LILIANA APARECIDA PIMENTA DE BARROS - Permanente Lattes
MARIA CHRISTINA THOME PACHECO - Colaboradora Lattes
MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO - Permanente Lattes
RAQUEL BARONI DE CARVALHO - Colaboradora Lattes
ROGERIO ALBUQUERQUE AZEREDO - Permanente Lattes
SANDRA LUCIA VENTORIN VON ZEIDLER - Permanente Lattes
SERGIO LINS DE AZEVEDO VAZ - Permanente Lattes
SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES - Colaboradora Lattes
TANIA REGINA GRAO VELLOSO - Permanente Lattes
THIAGO FARIAS ROCHA LIMA - Permanente Lattes

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Clinica Odontológica desde 2006 e o curso de Ciências Odontológicas desde 2020 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 2 na última avaliação.

O programa já formou 133 mestres e conta com 3 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105